4 de novembro de 2012

Perguntas e respostas sobre bonecas


Bom, depois que eu fiz o meu primeiro post sobre bonecas resolvi continuar o assunto com um FAQ (perguntas frequentes), sobre o assunto. Muita gente me manda mensagens com dúvidas e por isso resolvi escrever algumas coisas aqui, para esclarecer.





Onde eu acho essas bonecas para vender? Tem no Brasil? 

Elas não são vendidas em lojas de brinquedos no Brasil. Algumas lojas de toy art e action figures possuem um ou outro modelo, mas ficam muito acima do valor real por causa dos impostos. O mais comum é comprar Blythes é pelo Ebay, site internacional de venda virtual. Há vários vendedores mundo afora, basta pesquisar (procure sempre pelos “Power Sellers” e veja a reputação de venda deles, compre apenas dos que tem mais de 99% de qualificações positivas).

No Ebay você acha Pullips e afins também, mas geralmente eu compro pelo Pullip Style, que costuma ter bastante opções de bonecos da Groove. Já as BJDs, é preciso comprar diretamente do site que fabrica o modelo que você deseja, ou adquirir o boneco usado de outro colecionador.

Algumas pessoas trazem os bonecos de fora por encomenda e revendem, o que facilita muito. Mesmo que cobrem comissão em cima, os revendedores acabam trazendo facilidades como parcelamento em cartão de crédito e alguns já tem bonecas para pronta entrega. Fora que muita gente não entende inglês direito e não se sente confortável comprando de lojas no exterior.

Eu ainda acho que pedir sem intermediários vale mais à pena por causa do valor mais baixo, mesmo que demore para chegar e corra o risco de taxa na Receita Federal (mas mesmo o revendedor está sujeito à taxa). De qualquer maneira, para comprar de lojas internacionais, é preciso cartão de crédito e conta no Paypal, site seguro de pagamento virtual.


Qual a média de preço delas? 

Uma Blythe custa de 100 a 1500 dólares (até mais!) dependendo do modelo. Quanto mais antiga e rara, como as edições de aniversário, mais cara é a boneca. Mas o normal é custarem por volta dos 150 a 250 dólares. Uma boa oportunidade de comprar Blythes limitadas por preços mais acessíveis é fazer uma pré-ordem, ou seja, encomendar a boneca antes do lançamento.

Pullips e outros bonecos Groove custam de 70 a 130 dólares, em média. Os mais caros são os que tem licenciamento com grifes ou personagens, pois pagam direitos autorais. Mas há também algumas edições limitadas ou modelos antigos, que podem custar uns entre 200 e 300, ou ainda passar dos 1000 dólares.

Pedindo com uma revendedora brasileira, uma Blythe sai cerca de 300 a 500 reais, uma Pullip sai cerca de 250 a 450 reais (isso para os modelos mais novos e comuns).

Já as BJDs, pode variar MUITO de loja pra loja, de 100 a 2500 dólares. Bonecos maiores costumam ser mais caros, mas isso não é regra. Lembrando que BJDs são fabricados um a um após o pedido e o envio pode demorar meses, a não ser que você compre usado.




Eu vi que elas podem ser personalizadas, como isso funciona? 

Nas Blythes, o mais comum é trocar os olhos, os cílios e passar verniz spray fosco no rosto para tirar o brilho que vem de fábrica (que atrapalha na hora de fotografar). Mas na verdade, você pode refazer a boneca quase que completamente. Dá pra fazer uma nova maquiagem, trocar os cabelos, trocar o corpo, esculpir novos lábios, fazer furinhos no nariz, furar a orelha…

As Pullips têm uma maquiagem mais complexa do que as Blythes, por isso o mais comum é mudar apenas os cabelos (elas vem com peruca) e a cor dos olhos, ou trocar o corpo por um mais articulado (como o obitsu body). Mas também é possível refazer totalmente a maquiagem delas.

Lógico que para fazer uma personalização bem feita em sua boneca, é preciso habilidade e os materiais corretos. Os olhos e perucas, por exemplo, são vendidos em lojas específicas, a maioria internacionais. Existem também pessoas que importam e revendem materiais, como fazem com as bonecas.

Para refazer a maquiagem, são usados giz pastel seco, lápis aquarelável ou até tinta acrílica (de marcas boas, como winsor&newton e caran d’ache), verniz spray fosco (para selar, como Topcoat e Mr. Super Clear, da Mr. Hobby, importados do Japão) e verniz gloss para os lábios (winsor&newton ou tamiya).

Além dos materiais certos é preciso muito treino e estudo para fazer corretamente uma maquiagem de boneca. Muita gente estraga suas bonecas caríssimas porque usa materiais errados, como o verniz spray, que se não for próprio para hobby pode manchar ou melar. Por isso, se você não sabe fazer, o ideal é procurar alguém que seja experiente para fazer para você. Ou no mínimo, pedir dicas a algum profissional, ainda correndo o risco de ter que fazer e refazer várias vezes, até aprender.




São realizados encontros, concursos, tem muitas comunidades de adeptos aqui no Brasil?

Encontros são bem comuns, geralmente em uma cafeteria ou restaurante. São eventos bem informais: marcamos um dia, levamos as bonecas, pedimos comidinhas, conversamos. É uma confraternização para conhecer outras pessoas com a mesma paixão pelo hobby. Alguns sites organizam concursos pela internet. No Facebook e Flickr também existem vários grupos relacionados.

Elas são muito fotogênicas, é comum comprar para tirar fotos? 

Sim, elas são ótimas modelos! Na verdade, pra mim, metade de graça de tê-las, é poder tirar fotos. Eu sou designer e amo fotografia. Eu comprei vários modelos porque vi fotos lindas de outras pessoas. Elas são expressivas, posáveis e acabam desenvolvendo personalidade própria.

Você pode vesti-las, penteá-las, é quase uma terapia. Que graça teria se você não pudesse fotografá-las? Fora que, postar as fotos delas é a melhor maneira de conhecer outras pessoas que curtem o hobby. Já fiz várias amizades devido ao Flickr, por causa dessas pequenas. A gente gasta a maior grana nelas, mas as ama muito.^^

4 comentários:

  1. qual nome da tinta que pinta labios de boneca meu bebe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não uso tinta e sim giz pastel seco, selando com verniz spray fosco.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Você poderia me informar qual a diferença entre a boneca meu bebé e a boneca meu amor, ambas dá estrela?
    Desde já obrigado 😘.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Infelizmente não sei dizer, pois não coleciono desse tipo. Apenas Bythes, Pullips e similares.

      Excluir