Sobre verniz e importações



Oi, gente! Eu recebi alguns comentários recentes no meu Facebook e várias dúvidas por mensagem sobre compra de selantes para as maquiagens de boneca, então resolvi esclarecer um pouco sobre a situação atual de importação de verniz spray fosco Mr. Super Clear (MSC) e similares. 

As pessoas querem saber onde eu estou comprando verniz, mas o fato é que: eu não compro mais spray importado desde o final de 2015. 

Nessa época eu fiz um pedido grande na loja virtual Plajapan (que não vende mais MSC, infelizmente) de 12 latas. Eu também já tinha algumas latas além desse último pedido, então estava bem abastecida. Como a minha produção de bonecas em 2016 não foi tão alta (foram 25 blythes), não gastei tanto verniz e ainda tenho verniz suficiente para algum tempo. 

Quando pedi na Plajapan em 2015, a loja estava com valores bem acima do normal, talvez por serem os últimos lotes do UV cut, com grande procura. Alguns dias após meu pedido, percebi que eles aumentaram ainda mais os valores e depois encerraram as vendas desse produto, sem previsão de reposição. Inclusive esse meu último lote de MSC foi taxado, então o valor final acabou sendo aproximadamente de 100 reais em cada unidade, mas eu paguei por falta de opção mesmo. 

Ainda era possível achar alguns fornecedores que possuem MSC no estoque - como o site sealmodel.com ou na Amazon -, mas nem todos aceitam mandar o verniz para o Brasil. Seria necessário usar algum shopping service ou similar (serviços que recebem compras no exterior e encaminham para destinatários brasileiros). 

Mas o real problema era que as pessoas estavam relatando que a Anvisa passou a apreender as latas que chegavam no país. Ou seja, corria o risco de comprar, pagar caro com dólar acima de 3 reais e ainda ter o produto barrado. Parece que isso vinha acontecendo até setembro ou outubro de 2016, devido à olimpíadas e o risco dos produtos em aerosol que são altamente inflamáveis. Já no final do ano, vi dois relatos de brasileiras que compraram uma lata de teste pelo ebay (envio de navio) e chegou normalmente.

Ou seja, cabe a cada um ver a opção mais viável de importação. Infelizmente eu não tenho nenhuma loja específica para indicar para compra de verniz, porque faz mais de um ano que eu não compro material de fora do país.

Há alternativas como o Topcoat, Humbrol, Testors, Purity Seal ou Liquitex (spray ou aplicado com aerógrafo), mas TODOS são importados. E nem toda loja que vende esses produtos envia pra cá. 

Vocês podem usar verniz nacional caso queiram treinar make nas suas bonecas, mas saibam que a durabilidade deles não vai ser boa. Não existe nenhuma marca nacional que se compare aos importados. Cedo ou tarde (coisa de um ano no máximo) a make vai amarelar, melar, descascar, desbotar, o que for. Eu não vou recomendar NUNCA um produto que eu não confio.

Minha opção ao MSC tem sido o Liquitex Professional aplicado com aerógrafo mesmo. No caso, uso o Matte Medium (diluído em água destilada) para aplicar antes e depois das camadas de maquiagem. Depois finalizo tudo com o Matte Varnish, para selar completamente.

Sim, usar aerógrafo dá mais trabalho, é chato limpar as ferramentas, mas pelo menos sei que esse selante tem boa durabilidade e consigo achar já no Brasil (em lojas de artes) se precisar. Fora que ele não é tóxico e cancerígeno como o MSC, uma ótima vantagem. O Liquitex Varnish tem uma versão em spray, mas que eu nunca achei no Brasil.

Liquitex Matte Varnish: compre aqui
Liquitex Matte Medium: compre aqui

Versão Spray do Liquitex (para dolls usar o Matt Varnish). 

Esse é o verniz fosco, usado para finalizar as makes. 

Esse é o medium fosco, usado entre as camadas de make.

EDIT: recebi a dica da customizadora Nat M Dolls do verniz MTN.

"O MTN 94 é voltado para o mundo graffiti. Ele é para ser utilizado em várias superfícies, principalmente acrílico e plástico. Ele tem secagem ultra rápida e proteção solar, mas NÃO tem anti amarelamento. Cobertura ultra-mate super seco. É até meio áspero.


O MTN Acrylic tem antiamarelamento, mas não tem fator UV como o 94. Ele é pra utilização em trabalhos artísticos. Pode ser usado em superfícies de madeira, metal, plástico e vários outros. Demora um pouco mais pra secar e tem cheiro levemente mais forte. Não é muito áspero e se você colocar muito verniz, ele vai ficar similar ao MSC, meio brilhante.

Pra quem for testar o MTN, uma dica: Compre um cap extra de abertura pequena. O cap (ponta) que vem neles é grande, o spray libera muito verniz e acaba não sendo muito econômico, além de dar um banho de verniz na boneca."

O Verniz Spray MTN 94 pode ser encontrado na Casa do Artista já no Brasil, vendido pela internet. Para dolls, usar a versão MATT.

Vernizes: MSC, MTN 94, MTN Acrylic e Humbrol
Foto Nat M Dolls

Pois é amiguinhos, personalizar boneca dá trabalho, não é qualquer produto que tem boa fixação no plástico, exige treino, testes, experiência com os materiais e muita paciência pra resolver mil coisas que podem dar errado. Não existe fórmula mágica. A situação é essa e se você quer fazer maquiagem nas suas bonecas, tem que encarar os fatos: não era fácil antes, agora está bem mais complicado.

É isso, espero ter esclarecido e ajudado quem estava com essas dúvidas. 

Comentários

  1. Muito obrigada por tudo. Estou iniciando agora e tem coisas que você ensina que não se acham em tutorial nenhum. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelas dicas! Tá cada vez mais difícil de encontrar esses vernizes por aqui, mesmo os da liquitex, infelizmente. Qual modelo de aerógrafo vc usa? Queria muito me arriscar nessa área xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso marca Steula, comprei no mercado livre.

      Excluir
    2. Suas dicas são realmente preciosas!!! Tb gostaria de saber o modelo de aerógrafo... qual o tamanho do bico?

      Excluir
    3. Eu uso um aerógrafo genérico chinês (marca Steula). Não sei o tamanho do bico, mas é de dupla função.

      Excluir
  3. Você usa aquele kit que vem com o compressor da wimpel mesmo? E a caneta é a com o bico de 0,3 ou de 0,2? Desculpe as várias perguntas, mas é que confio na sua palavra pois já acompanho seu trabalho há algum tempo ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, se te contar que não tenho ideia? rs
      Ele tem dupla função e tals, mas não sei o tamanho da ponta.
      Eu uso ele muito pouco.

      Excluir
    2. Tranquilo, me ajudou muito! Muuuito obrigada!! ♡

      Excluir
    3. Eu comprei ele no mercado livre, já faz um bom tempo, uns 3 ou 4 anos. Mas ainda vende dele lá, a marca é Steula, é chinesa. Caso queira investir em uma marca mais cara, tem a Iwata que é japonesa e uma das melhores. Mas para começar esses chineses servem muito bem.

      Excluir
  4. Estou num dilema: não encontro nenhum lugar que aceite enviar esses vernizes para o Brasil, e a opção de comprar os dois liquitex + aerografo é inviável, pois o valor ultrapassaria a soma media pedida pelas customizaras que pesquisei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, infelizmente é a situação atual mesmo. O que você pode tentar é um shopping service, aqueles serviços que recebem pacotes nos EUA e reenviam para o Brasil, cobrando uma taxa e frete.

      Excluir
  5. Procurei no ebay e amazon, mas não enviam para cá. Coolcat, aliexpress e plajapan não têm eles.
    A situação está critica

    ResponderExcluir
  6. Julia, boa noite! Me tira uma duvida, por favorrrrr! !
    Qual material vc usa para fazer os dentes das suas dolls? Vi que as gringas usam polimero clay, mas não encontro nas lojas de artesanato daqui e o frete tá carinho aqui para bahia kkkkkk.Falo daqueleles que vão dentro da cabeça da doll, não aqueles esculpidos nos lábios .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu uso cartão de crédito. rs
      Sabe aquele cartão velho sem uso? Vou juntando, lixo até ficar branco, recorto no formato do dentinho e fixo na boneca com durepoxi. Também dá pra usar embalagem de shampoo branca ou similar.

      Excluir
    2. Boa ideia! !! Vou tentar fazer isso :)

      Excluir
  7. Olá!!
    Primeiramente, muito obrigada pelas dicas!! <3
    Estava olhando o site da casa do artista e já não tem quase nada lá, de verniz :(
    Mas ainda tem um da marca WINSOR & NEWTON, um fixador, que diz ser indicado para lápis, carvão, pastel etc, mas não tem informações sobre proteção UV nem antiamarelamento.
    Vc conhece essa marca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comprei esse, não sei como fica em bonecas de plástico e resina, mas em vinil fica pegajoso.

      Excluir
  8. Você sabe dizer se esse MTN serve para bonecas de vinil?

    ResponderExcluir
  9. Sabe me dizer a proporção de diluição do Liquitex? e sabe se eles tem acabamento gloss?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diluo 1/1, uma parte de água destilada (ou liquidificante para aerógrafo) para uma de medium. O verniz não diluo.

      Excluir
  10. Sensacional suas dicas, realmente quase missão impossível encontrar os vernizes :(
    Eu comecei fazendo testes com o da Acrilex mesmo, a princípio deu um bom resultado nas bonecas Bratz, mas quando fui usar nas monster high não rolou muito, aí tive que passar o verniz da mesma marca só que líquido, aí funcionou melhor, mas ouço muito as pessoas que já usaram verniz Acrilex fosco mate que com o tempo eles estragam, enfim é um universo maravilhoso mas difícil de encontrar no Brasil os materiais adequados.
    E me tira uma dúvida, vc usa lápis aquarelável para o desenho dos olhos? Se usa qual marca vc indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso lápis caran d’ache, mas são muito (muuuito mesmo) antigos. Recomendo a linha profissional da faber castell, que dá pra comprar os lápis avulsos na loja online. :)

      Excluir
  11. Muito obrigado pelas dicas! Adoro seu blog! Existe alguma comunidade de repaint aqui no Brasil? Vejo os estrangeiros fazendo varias colabs e adoraria conhecer mais pessoas do Brasil que fazem repaint pra trocar experiencias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais visitadas