Obitsu body, tipos e tamanhos


Muita gente gosta de trocar os corpinhos de suas dolls. Às vezes porque não gostam dos corpos originais, ou porque os originais apresentam defeitos  - membros quebrados ou manchados - ou simplesmente para conseguir melhores poses para fotografar, já que o corpo stock têm algumas limitações de movimento. E mesmo uma mistura dos três motivos.

 Eu, por exemplo, acho os corpos de pullips e dals um pouco duros para poses, não gosto do fato deles terem canelas finas demais e muitas vezes as mãos dos corpos acabam quebrando com o manuseio (algumas já vêm ruins de fábrica). O corpo mais comum para substituição em pullips, dals e byuls (ás vezes taeyangs também), é o OBITSU BODY.  O obitsu é um corpo que você pode comprar sem cabeça e assim substituir o corpo de outra boneca. 

O obitsu é feito com um plástico mais resistente e maleável do que o corpo da Groove, por isso permite poses mais ousadas sem danificar sua estrutura. Suas partes são removíveis e suas mãos podem ser trocadas. Além disso, o obitsu tem opções de cor de pele e bustos de tamanho P, M ou G. Então vamos falar um pouco de cada tamanho de obitsu e suas variações, além do corpo ideal para cada tipo de doll.

OBITSU 27CM – FEMALE (corpo feminino de 27cm) 


O obitsu de 27cm é o mais usado para se trocar o corpo de pullip. Ele tem formas curvilíneas e pernas grossas, com seios mais fartos. Ele é um pouco mais alto que o corpo stock de pullip, mas com isso acaba deixando a doll mais proporcional  e menos “cabeçuda”.

A desvantagem do corpo de 27cm é que ele é maior que o corpo normal de pullip, por isso as roupas que serviam na doll podem ficar apertadas (principalmente na coxa) ou curtas. O pé do obitsu de 27cm também é maior e mais gordinho que o pé da pullip, o que pode dificultar o encaixe em sapatinhos. Mas como ele é removível, você pode tirá-lo caso ele não encaixe em botas, por exemplo. Algumas pessoas lixam o pé do obitsu para ele ficar mais fino.

A escolha do tamanho dos seios para uma pullip varia muito do seu gosto pessoal. Para mim o M é o ideal, porque o P é um pouco pequeno e o G é bem farto.  Mas acho que é legal variar os tamanhos de acordo com a personalidade de sua doll.

 
Da esq. para a dir.: obitsu SBH, busto P, M e G

Opções de cor de pele: White (bem branquinho), Natural (branco, porém mais corado e rosado) e Marrone/Coconut (moreno bronzeado, mas esse tom de pele é limitado e difícil de achar). Tem um transparente (clear) também, para quem quer comprar o corpo para pintar.

A maioria das pullips usam o corpo de cor white. Algumas poucas usam o natural (como a Nina e a Papin, que têm tons de pele mais pigmentados) e raríssimas usam o tanned (que eu saiba, apenas a Nahh-Ato).

Tipos de obitsu: O obitsu feminino tem algumas opções de tipo de tronco. O Hard Bust, o Soft Bust e o SBH. O hard bust, como o nome diz, tem seios e barriga de plástico duro, como os braços e pernas. Ele tem divisões bem definidas entre virilha, barriga e peito, o que o deixa um pouco mais "feio". Mas esse é o corpo mais barato de todos.

Obitsu hard bust

 O soft bust é quase igual ao hard, mas sua barriga e seios são revestidos por uma borrada, mas ele mantém a articulação no quadril/virilha.

Obitsu soft bust

 Já o SBH tem seu tronco totalmente revestido por borracha... ou seja, virilha e barriga são unidos, dando um aspecto bem mais bonito e natural. Os seios são macios e bem mais “reais” ao toque. Ele é um pouco mais caro do que o hard bust. 

 
Obitsu SBH

Lembrando que o corpo de a versão limitada Marrone (ou Coconut) existe apenas na opção Hard Bust. 

Jogos de mãos:





O obitsu de 27cm feminino não vem com mãos extras, mas você pode adquiri-las separadamente (são baratinhas) para trocar as mãos da sua doll. Existem dois tipos de jogos, um com 2 pares (fechada e segurando com dedos abertos) e um com 3 pares de mãos (fechada, segurando e apontando/fazendo V). É recomendado adquirir um jogo de mãos junto com seu obitsu, dá pra fazer poses bem legais.


OBITSU 25CM (corpo feminino de 25cm) 


Ao contrário dos corpos de 27, 23 e 21cm, o corpo de 25cm é exclusivamente feminino. Também é encontrado apenas na opção SBH (não tem hard bust). Na minha opinião, é o corpo obitsu mais bonito, porque tem as articulações do joelho menos expostas (você pode até escondê-las dependendo da posição).

Ele tem formas de corpo adolescente, com pernas mais finas e menores que o de 27cm (ou seja, as roupas de pullip servem melhor nele sem ficarem apertadas). Os pés também são menores, o que facilita ao calçar sapatos e botas. Ele fica perfeito em pullip caso você queira manter a doll com proporções mais parecidas com a do corpo original.

Algumas pessoas gostam desse corpo em dal, para deixar a doll mais alta e com curvas mais definidas. Seus seios são menores que os de 27cm (mesmo o G é bem mais comedido) e ele já vêm com 2 pares de mãos extras (além da aberta, tem a fechada em punho e em posição de segurar algo).

Opções de busto: P, M, G (lembrando que todos são menores que o de 27cm, pois é um corpo de adolescente).

 
Da esq. p/ dir.: Obitsu 25cm busto P, M e G

Opções de cor de pele: White (bem branquinho), Natural (branco, porém mais corado e rosado). Não tem opção Tanned ou transparente. Já vêm com 3 pares de mãos (uma aberta, uma fechada em punho e uma em posição de segurar algo).

Mãos de obitsu 25cm

OBITSU 23CM (corpo de criança de 23cm)


Essa é a opção mais usada para dals. Por ser um corpo de criança, o obitsu de 23cm tem busto bem pequeno (mesmo o tamanho G ainda é menor que o M do corpo de 25cm). Ele é encontrado em hard bust e SBH. As opções de seios P, M e G existem apenas no corpo SBH. No hard bust existe apenas seios tamanho P.


Obitsu 23cm Hard Bust feminino

Obitsu 23cm SBH: P, M e G (da esq. p/ dir.)

O obitsu de 23cm hard bust também tem a opção de corpo de menino (a única diferença é o busto, que não tem seios). 

Obitsu 23cm masculino


Já vêm com 4 pares de mãos (2 abertas, uma fechada em punho e uma em posição de segurar algo). 

 
Mãos inclusas no obitsu 23cm

As cores disponíveis são Natural e White. Mas praticamente todas as dals usam o white (nunca vi o natural sendo usado). 

OBITSU 21CM (corpo de criança de 21cm) 


Praticamente igual ao obitsu de 23cm, mas tem as pernas um pouco mais curtas. Deixa a dal mais baixinha que o corpo original.

 
 
Obitsu 21cm, feminino e masculino

O obitsu de 21cm  é encontrado apenas na opção hard bust com busto P ou em corpo de menino (sem seios). Já vêm com 4 pares de mãos (2 abertas, uma fechada em punho e uma em posição de segurar algo). As cores disponíveis são Natural e White. 

OBITSU 11CM 


O corpo de 11cm foi o último lançamento da obitsu é a opção mais indicada para little dolls, sejam pullips, dals ou byuls.

 

Obitsu 11cm

Ele é encontrado apenas na opção hard e sem busto, nas cores white ou natural (a cor white é a mais recomendada). Tem três pares de mãos para troca, inclusos com o corpo. 

MAGNETS - Ímãs nos pés


Todos os obitsus têm a opção te ter ou não ímas (magnets) na sola dos pés. Os que tem o ímã vêm com uma plaquinha redonda de metal, sobre a qual o corpo fica em pé sozinho. Para pullips e dals, ás vezes o ímã não faz muita diferença, pois ele não funciona se a doll estiver com sapatos. Mas é uma opção legal, embora custe um pouco mais caro do que o sem ímã. 

CUIDADOS COM SEU OBITSU E DOLL


Alguns sabem, outros não, mas o plástico do corpo obitsu é diferente do usado no corpo da pullip. Por isso, pode ocorrer uma reação entre a cabeça da sua boneca e o pescoço do corpo, o derretimento (melting). Não se sabe ainda a causa certa desse derretimento, mas o armazenamento da doll é um fator importante: tente manter sua pullip ou dal com obitsu em lugares ventilados, longe do sol e calor. 

Para prevenir o derretimento, tome uma medida simples: antes de encaixar o novo corpo, isole o pino do pescoço com um pedacinho de tecido, evitando que o obitsu entre em contato com o plástico da cabeça da doll. Uma volta de viés de tecido é suficiente. Mas use sempre um tecido de cor clara para não acabar manchando sua boneca. Sim, aparece um pouco do tecido no pescoço fora da cabeça, mas é melhor assim do que deixar a sua doll derreter... e nas fotos é fácil de disfarçar, basta não fotografar a doll de baixo para cima.

Outra coisa que devemos tomar cuidado são manchas causadas por roupas nas partes emborrachadas (soft bust e SBH, o hard não tem esse problema). Evite deixar a doll por muito tempo com roupas escuras, que podem soltar tinta. Ou coloque uma meia calça/calcinha/blusa branca por baixo das roupas escuras, evitando que os tecidos entrem em contato com a borracha do obitsu.

Caso seu obitsu manche, você pode usar pomada para acne (ingrediente ativo: peróxido de benzoíla). Espalhe uma camada de pomada sobre a mancha e deixe no sol. Troque a pomada em cima do local todos os dias, até a mancha sair. Funciona mesmo! 

COMPARANDO ALTURAS DOS OBITSUS


Clique na imagem para ver tabela completa

OBITSU 27 E SEUS PÉS GORDINHOS 


Como já dito anteriormente, o pé do obitsu 27cm é maior e mais gordinho que o pé da pullip. Na verdade, bem mais. O que você pode fazer é tentar lixar o pé para deixá-lo mais fino ou remover o pé quando for calçar botas e tênis mais apertados (em que o pé não ficaria visível). Mas alguns sapatos acabam ficando até melhores no obitsu, pois, pela minha experiência, alguns ficavam largos no pé da pullip. Os sapatos que ficavam apertados no obistu de 27cm eram somente alguns stock das próprias dolls. Já calçados de Barbie ou re-ments encaixaram até melhor no pé do obitsu. 

Se você está preocupada(o) que pode perder alguns dos seus sapatinhos favoritos de doll e não que lixar o pé do obitsu, a solução pode ser colocar um obitsu de 25cm ao invés do de 27cm, já que o pé do de 25cm é menor. Fora que o corpo de 25cm é menor no tronco e pernas, o que evita perdas de roupas também. Ou use o sapato em dals ou outras dolls com obitsu de 23cm. 

DALS E OBITSUS HÍBRIDOS 


O obitsu de 23cm tem o pescoço mais longo que o da dal e fica um pouco mole no encaixe... fora o problema do derretimento de pescoço. Para isso, eu resolvi tentar uma solução simples em obitsus para dals: o corpo híbrido. O corpo híbrido nada mais é do que um busto de corpo de dal com o restante do corpo substituído pelo obitsu hard bust de 23cm ou de 21cm. Veja o tutorial AQUI. Dá um diferença de cor, mas nada que as roupas não possam esconder. :) 

E para comprar Obitsus: 
Hobby Link Japan: http://www.hlj.com 
Hobby Search: http://www.1999.co.jp/eng 

Imagens retiradas dos sites: http://www.obitsu.co.jp e http://parabox.jp/eng

Comentários

  1. Julia, muito obrigada!! Esse post foi muito esclarecedor pra mim, que sou mamãe de primeira viagem de duas meninas rsrs

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Julia, eu estou querendo trocar o corpinho da minha Pullip, e não sabia qual tamanho de obitsu tinha que comprar, agora estou certa, com a sua ajuda do que fazer.
    Mais uma vez, obrigada =3

    ResponderExcluir
  3. Julia, as fotos não estão abrindo, pode consertar? obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá, vc saberia me indicar um site onde pudesse comprar jogo de mãos para aboneca blythe?
    Obrigada Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boneca Blythe não troca as mãos. Só se você estiver usando outro corpo que não seja o stock.

      Excluir

Postar um comentário

Mais visitadas