Me "copiaram", e agora?
Mas tenho visto tanta gente reclamando de "cópia" de roupinhas e acessórios artesanais de boneca, sendo que nada hoje em dia é 100% original. Pessoas tratando modelos e ideias que estão aí há anos como se fossem coisas novas e totalmente diferentes, só porque aquilo agora é feito em escala pra vestir uma Blythe.
Primeiro, vamos para a realidade: não existe copyright ou patente para itens de vestuário, MUITO MENOS DE BONECA. Fora que a maioria dos moldes são padronizadas (afinal, gola é gola, manga é manga e o corpo da boneca é o mesmo pra todas) mesmo que cada costureira crie o seu próprio.
É chato ver alguém fazendo algo parecido com o seu? É sim, mas acontece e sempre vai acontecer. Livre concorrência é assim, todos tem direito de escolher de quem comprar e o mesmo produto pode - e deve - ser oferecido por mais de um fabricante.
E isso não vai tirar seus clientes nem seu espaço. É somente o seu ego falando mais alto do que a razão. Se cópia fosse assim tão prejudicial, as costureiras famosas não teriam filas enormes de espera e nem venderiam seus produtos a preços tão altos.
Quem gosta das suas coisas vai continuar comprando as suas e quaisquer outras que achar bonitas. Trate de fazer um produto de qualidade, preço justo e tratar bem seus clientes, que eu garanto que nunca vão te faltar encomendas.
E vamos convir, TANTA gente coleciona boneca.... e se fosse somente uma pessoa que fizesse um tipo de roupa/acessório? Imagina se não houvessem outras opções? Se você quer um vestido modelo X, tem que comprar somente de tal lugar ou fica sem?
![]() |
Minha coleção de vestidos "Ghost" para Blythe. Imagina se eu só pudesse comprar o mesmo modelo da mesma loja? |
Fora outra coisa que vejo por aqui: parece que brasileira só implica com cópia de brasileira. Vejo um monte de gente no Brasil se baseando em peças gringas e ninguém fala nada, mas se uma faz algo parecido com outra aqui no país, vira uma briga danada.
Olha, eu sou super a favor de criatividade, de cada pessoa tentar fazer suas próprias coisas e ganhar seu sustento de forma honesta. Mas também não vamos exagerar e achar que, só porque você colocou um detalhe diferente em um modelo de roupinha, você inventou a roda e ninguém mais pode fazer algo parecido. Tudo tem limite.
Gostei do post.
ResponderExcluirConcordo com você, quando a cópia é aqui no Brasil vira uma bagunça!
Cópia é realmente um assunto delicado e super extenso, gostei de ver ele num blog (:
Beijos, sucesso.
http://pandainvertido.com/