Materiais para customizar


Olá! Muita gente compra Blythes e quer se arriscar personalizando a sua, mas alguns marinheiros de primeira viagem ficam em dúvida sobre como fazer isso corretamente. Eu fiz uma lista dos principais materiais utilizados por mim, mas lembrando que cada um tem suas preferências e estilo. Por isso essa lista é apenas uma referência do que eu uso, mas espero que possa ajudar.



Removedor de Esmalte (sem acetona): para retirar a maquiagem da boneca antes de começar a customização. Aplique com algodão.

Marcas: eu uso o da Farmax pelo custo benefício (custa entre 3-4 reais), mas qualquer removedor que não contenha acetona pode ser utilizado.

Onde comprar: lojas de manicure ou drogarias.



Lixa: serve para dar acabamento no rosto da boneca, deixando a superfície fosca e preparando para receber o spray fosco selante. Também é com a lixa que deixo os carveds (bocas e nariz esculpidos) mais lisos e suaves depois de prontos, tirando qualquer rebarba de plástico ou imperfeições na face da boneca. Use lixas mais grossas no começo e depois passe para lixas mais finas, até a superfície ficar com o acabamento aveludado.

Marcas: eu uso lixas de unha mesmo, como Marco Boni ou ProArt. As que mais gosto são as que vem em forma de um bastão quadrado, com a superfície áspera nos 4 lados. Assim a forma anatômica ajuda no acabamento, pois os cantos são ótimos para as reentrâncias do rosto da boneca, como nariz e cavidade do olho.

Onde comprar: lojas de manicure ou drogarias



Ferramentas para carved: são os itens utilizados para esculpir lábios, narinas e olhos.
esculpir o rosto de uma boneca é um exercício de paciência e treino, onde MENOS É MAIS. Quanto menos plástico você retirar, melhor, pois há menos chances de rachaduras ou furos.

Esculpir bocas exige tempo e muita prática, então não fique frustrado se seu primeiro carved não ficou como você gostaria. Veja bastante fotos de dolls customizadas (e de bocas humanas também) como referência e tenha em mente o tipo de expressão que você quer dar para a boneca antes de começar a esculpir.

É interessante marcar à lapis o centro da boca e o formato das laterais dos lábios antes de vir com as ferramentas, para evitar que você cave demais para os lados e não saiba onde parar. Esculpa sempre um pouco de cada lado. Nunca faça um lado inteiro para depois fazer o outro, você pode nunca conseguir deixar os dois iguais dessa maneira.

Depois de terminado o carved, lixe bem para que a superfície fique lisa e sem imperfeições, antes de partir para a maquiagem.

Marcas: as principais ferramentas que uso são:
Mini-retífica da marca Dremel, com um conjuntos de pontas diamantadas genérico. Também é possível usar uma lixadeira elétrica (a mesma utilizada para lixar unhas em gel e fibra).
Conjunto de ferramentas da Tombo (Wood Carving Knife Set), que são para xilogravura e esculpem plástico muito bem. 
Instrumentos inox da marca Mundial, que são ferramentas para unhas (Linha Mundial Professional, Palito 375M e Inst. Nuclear Estreito Inox 209M). 

Onde comprar: lojas de ferramentas ou Mercado livre (para mini-retífica, lixadeira elétrica e pontas diamantadas), lojas de arte (para os kits de xilogravura),  lojas especializadas em manicure e nail art (para os itens da Mundial).



Verniz Spray Fosco: para mim é o elemento mais importante na hora de customizar. O spray é usado como base e depois como selante.

Primeiro, passo uma camada de verniz ANTES de fazer a maquiagem, para preparar a superfície do faceplate ou pálpebra. Depois, faço a make básica. Passo mais uma camada de spray, daí reforço a maquiagem. Vou fazendo assim até ficar satisfeita com as cores da make e finalmente passo uma última camada de spray para selar. Geralmente uso 3 ou 4 camadas de verniz.

Antes de aplicar o spray fosco agite muito bem a lata para misturar o verniz. O spray deve ser utilizado a cerca de 20cm do rosto da doll, em local bem seco e ventilado (e utilizando máscara protetora, ver no próximo tópico), ou não seca corretamente. Evite usar o spray em dias muito úmidos e/ou chuvosos. Com umidade ele pode secar incorretamente e ficará esbranquiçado, então você acaba perdendo seu trabalho.

Para remover uma maquiagem já selada com spray, você vai precisar de removedor de esmalte sem acetona (aplicado com algodão) e lixa. Remover maquiagem selada é um processo trabalhoso e às vezes demorado, então tome cuidado para usar o spray da forma correta, para evitar ter que refazer o processo.

Marcas: em spray, o Mr. Super Clear Flatt (MSC) da Mr. Hobby para mim é o melhor verniz fosco que existe no mercado, próprio para plástico e hobbymodelismo. Eu uso o UV Cut, que é uma proteção contra luz e protege a maquiagem de amarelar ou desbotar. Há também o Top Coat da Mr Hobby, que é um pouco mais barato (mas o vidro é menor) e cumpre bem o papel de selante. Mas sinceramente eu prefiro a textura e acabamento do MSC.

No mercado nacional não há vernizes recomendados para plástico, mas é possível encontrar o MTN 94 da Montana em lojas de arte.

Para aplicar com aerógrafo há o Liquitex matte varnish e medium. Existe uma versão dele em spray, mas é complicado de encontrar lojas que o enviem para o Brasil. 

Onde comprar: Casa do Artista (para o MTN 94 ou Liquitex) ou US Gundam Store (para o MSC ou Topcoat).


Verniz brilhante: para fazer o efeito gloss na boca da boneca. Esse verniz deve ser a última coisa a ser aplicada, com pincel fino, depois de selar toda a make com spray fosco. Pode ser usado nos lábios e outros detalhes, como pálpebras, nariz e lágrimas. Se você não quiser um verniz extremamente brilhante, você pode substituir o gloss pelo semi-gloss ou satinado, que brilha menos.

Marcas: eu uso o verniz acrílico brilhante da Tamiya Color (Clear X-22) ou satinado da Liquitex. Outras marcas recomendadas são Humbrol e Winsor&Newton.

Onde comprar: lojas de arte e hobby modelismo, como Casa do Artista ou Coolcat.


Máscaras protetoras: customizar bonecas mexe com vários itens que geram resíduos nocivos à saúde, como gases vindos do spray, vapor do removedor de esmalte, pó de lixamento do plástico e pó de giz pastel seco.

Usar verniz spray é tóxico e faz muito mal para o sistema respirátório se feito sem proteção adequada. Pode causar danos irreversíveis e doencas crônicas. Por isso é necessário o uso de máscara com filtro para vapores. Além disso o spray deve ser aplicado em local seco, arejado e ventilado.

Para lixar e aplicar maquiagem, você pode usar uma máscara contra resíduos sólidos e poeira.
Óculos de proteção também são indicados, principalmente na hora do carved, porque pedacinhos de plásticos podem se soltar e atingir seus olhos.

Marcas: a minha máscara com filtro para gases é CG306 da Carbografite. Mas existem outras opções, desde que tenham filtros para vapores tóxicos. O filtro deve ser trocado de acordo com a recomendação de cada fabricante. A máscara contra resíduos sólidos é a da 3M: para pintura e lixamento s/odor Aura 9310+BR. O meu óculos de proteção é genérico, mas como uso óculos de grau, comprei um modelo que consigo usar por cima deles.

Onde comprar: a máscara com filtros e óculos de proteção podem ser adquiridos no mercado livre ou em lojas de ferramentas e equipamento de proteção industrial (EPI). A máscara para lixamento tem na Kalunga ou outras papelarias maiores.



Giz Pastel Seco: é com o giz pastel que eu faço praticamente toda a maquiagem da boneca. Mas tem que ser pastel SECO (o oleoso não serve). Para fazer a maquiagem, basta raspar um pouco do bastão com um estilete para fazer um pózinho, depois aplique esse pó com pincel de maquiagem ou algodão, diretamente no rosto da boneca.

O pastel seco é um item relativamente caro, porque todas as marcas boas são importadas. Mas você não precisa comprar um caixa inteira, a maioria das marcas vendem as cores avulsas e você só compra as que precisar.

Marcas: Schmincke, Rembrandt, Cretacolor, Winsor&Newton, Faber Castell, Koh-I-Noor.

Onde comprar: lojas de material de arte, como a Casa do Artista. 



Esponja Mágica (ou Magic Block): é uma esponjinha branca usada para limpar o rosto da doll enquanto você faz a maquiagem. Errou? Borrou? Limpe com a Esponja Mágica. Ela deve ser usada SECA para limpar o pó de pastel, basta esfegar suavemento no local desejado.

Marcas: Scotch-Brite Esponja Mágica da 3M (é uma esponja azul e branca, você deve utilizar somente a parte branca dela) ou Magic Block (toda branca).

Onde comprar: a da 3M você acha em supermercados nacionais e a Magic Block importada vende na Coolcat, mas você também acha em lojinhas de utilidades domésticas e importados chineses.



Lápis de cor aquarelável: você pode usar o lápis aquarelável de duas maneiras.
A primeira como "tinta": basta esfarelar um pouco da ponta do lápis e dissolver com alguns pingos de água, tomando cuidado pra não ficar uma mistura muito aguada, mas ao mesmo tempo dissolva bem para não ficarem partículas sólidas. Aplique com pincel, para fazer pintura de lábios ou cílios inferiores, por exemplo.

A segunda maneira é riscando com a ponta do lápis, que eu deixo bem fina, diretamente no rosto ou pálpebra da boneca. Esse modo poder ser usado para fazer cílios inferiores, risquinhos nos lábios, sobrancelhas, pintas, desenhos, etc.

Marcas: Caran D'Ache, Faber Castell, Staedtler.

Onde comprar: lojas de material de arte e papelarias grandes.



Pincéis: servem para pintar com tinta ou aplicar o pó de pastel seco como maquiagem no rosto da boneca (sombra, lábios). Lembrando que depois de usar cada pincel, ele deve ser lavado e seco. Não guarde pincéis molhados ou sujos, isso diminui muito a durabilidade dos mesmos. Ainda mais se você estiver usando tinta acrílica, lave bem o pincel logo a pós o uso, porque se a tinta secar no pincel, ela só sai com álcool (e isso danifica as cerdas).

Para maquiagem: Marco Boni, ProArt ou similares. Qualquer pincel de maquiagem mais barato serve bem. Não precisa comprar itens caros porque você não vai usar maquiagem de verdade com eles, mas compre pelo menos duas variedade de tamanho: um maior para sombra e um menor para lábios. Eu gosto de ter mais do que um para cada local, porque às vezes quero usar cores diferentes ao mesmo tempo. Lembrando que blush da doll eu faço com o pó de pastel seco aplicado com algodão mesmo, sem pincel.

Onde comprar: lojas de itens para maquiagem e manicure.

Para tinta e verniz brilhante: Condor, Tigre, Winsor&Newton. Não há necessidade de comprar os pincéis mais caros do mercado, mas é interessante ter pelo menos um pincel bom, que seja fino e preciso, para aplicar o verniz gloss na boca da doll. Eu gosto de usar o número 0 (zero) da linha Galeria da Winsor&Newton, que é própria para pintura com acrílica. Para pintar pálpebras eu recomendo pincéis chatos e macios. Pincéis genéricos para nail arte também costumam servir muito bem para fazer detalhes, como cílios e delineados. 

Onde comprar: lojas de material de arte e papelarias grandes, lojas de material de manicure e nail art.



Tinta acrílica: uso para pintar pálpebras de cores sólidas ou metálicas. Também pode ser usada para pintar eyechips.

No caso das pálpebras, eu coloco um pouco de tinta em um recipiente, boto umas gotinhas de água pra não ficar muito espessa e vou pintando a superfície com delidadeza utilizando um pincel macio. Faço uma camada, espero secar, faço outra camada. E assim vai até a cor ficar sem falhas na cobertura e com textura lisa. Você pode selar tudo no final com verniz brilhante, dá um acabamento muito bonito.

Marcas: pode ser as nacionais Acrilex, Corfix ou Gato Preto mesmo, mas existem marcas importadas como Winsor&Newton que são excelentes, porém bem mais caras.

Onde comprar: lojas de material de arte/artesanato e papelarias grandes.



Algodão: usado para passar removedor de esmalte (ou qualquer outro líquido) no faceplate e também para aplicar algumas partes da maquiagem seca, como blush. Para fazer a aplicação de maquiagem, pegue um pouco do algodão, passe no pó de giz pastel seco e coloque diretamente no rosto da boneca, fazendo movimentos suaves e circulares. Pode ser utilizado nas bochechas, queixo, testa ou qualquer parte da face que você queira deixar com aspecto corado.

Marcas: qualquer uma. Eu prefiro aqueles que já vêm em bolinhas.

Onde comprar: drogarias e supermercados.


Comentários

  1. Julia querida, vc talentosa como é não poderia ser mais generosa nesta materia tão bem explicada parabens e muita Luz na sua vida sempre meu amor beijão

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas e anotei, agora partir para o desafio. Obrigada.......

    ResponderExcluir
  3. Tenho o sonho de trabalhar nesta área, mas não sabia como começar...Muito obrigada mesmo, vc é muito generosa, especial mesmo. Só gostaria de saber sw este remake tem a mesma duração do make original com esta técnica? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo make custom dura menos que o original, depende do verniz usado e de como você cuida da boneca. Tenho makes custom que duraram muitos vários anos.

      Excluir
  4. Oi! Não estou conseguindo achar o Verniz MSC para comprar. Achei algumas lojas que tem mas não envia mais para o Brasil. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente está em falta! Infelizmente está bem difícil de achar. Eu só tenho porque fiz um belo estoque ano passado. Mas já estou procurando alternativas pra quando acabar, como o Liquitex. Preciso fazer mais testes.

      Excluir
    2. Que pena! Se eu soubesse ia ficar em falta, também tinha comprado antes! Obrigada Julia!

      Excluir
    3. Julia vc sabe se o spray Tamiya também serve pra Blythe?

      Excluir
  5. Cheguei a comprar um em novembro mas não chegou e o vendedor me reembolsou e depois disso não achei mais nenhuma loja pra comprar!

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso!
    Muita obrigada por compartilhar estas informações com tantos detalhes! Que recebas em dobro tamanho carinho dispensado!

    ResponderExcluir
  7. Julia, boa tarde!
    Você tem conseguido achar o X-22 e o MSC online? Não encontro nenhum dos dois :(
    Beijos,
    Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O x-22 tem na Coolcat. O Mr Super Clear tem da Sealmodel ou na Amazon (você pode pedir para algum shopping service internacional trazer para você).

      Excluir
  8. Estava em duvidas sobre make, quero tentar customizar minha pullip. Acompanho seu trabalho pelo face, sao lindos!
    Obrigada (*´ω`*)

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo seu desprendimento. Em um mundo com tanto egoísmo, você abre seu conhecimento e experiência com uma riqueza de detalhes que mostram sua imensa generosidade. Que seus caminhos sejam sempre ricos e iluminados. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!!!!
    Desde o ano passado quero fazer a custom de minha pullip e blythe
    mas estou com dificuldades de achar ate mesmo o Colorgin Plastic!!!! Aqui onde moro não acho e quando encontro so tem colorido! Tem agum outro verniz fosco nacional que serve para custom das dolls?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Plastilac, da Colorgin.
      Se procurar deve achar na internet. Infelizmente não recomendo nenhum outro verniz nacional. Esse mesmo da Colorgin é quebra galho, eu não usaria nas minhas dolls. Somente MSC ou liquitex. Bjs

      Excluir
  11. Também prefiro importado Mr.S Clear mas ja tentei e nenhuma loja maus fornece ao Brasil! Em qual vc recomenda em substituto
    de MSC?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite...essa mesma técnica sua d customização pode ser usada nas Barbies???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, basta aplicar o verniz spray e depois refazer a maquiagem com lápis aquarteláveis e giz pastel seco.

      Excluir
  13. Oi Julia! Qual Liquitex você está usando para selar? O matte medium ou o varnish?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, uso o matte medium para as primeiras camadas de make e no final selo tudo com o varnish.

      Excluir
  14. Obrigada por compartilhar o seu conhecimento. Bjs :)

    ResponderExcluir
  15. Adorei o Post! O blog é muito bom!(e lindo *.*)
    Gostaria de saber, já usou ou sabe da qualidade do verniz spray Corfix Artfix??
    Encontrei numa loja que só trabalha com produtos de arte, num preço acessível, e na descrição do produto diz que pode ser utilizado para vários métodos de pintura...será que tb fica bom?
    obg!
    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não confio em nenhum verniz nacional para trabalhar em plástico, todos tem durabilidade ruim e podem danificar o material. Eu não usaria.

      Excluir
  16. nunca imaginei que ia achar um blog nacional dando todas essas dicas, me ajudou muito, mas eu estou com uma duvida sobre pinta o corpo da boneca, eu queria pintar o corpo de uma monster high com uma cor semelhada a pele humana branca, vi videos de customizadores usando aerografo mas é muito caro, pensei em fazer a pintura com o spray, já pesquisei como pintar plastico com spray corretamente e vi uma dica de passar primer antes da pintura. Também vi outra técnica de pintar com o giz pastel seco. Você poderia me ajudar? O spray é seguro passado corretamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para bonecas de vinil faço o mesmo processo das Blythes. Passo verniz spray, faço uma camada de maquiagem com lápis de cor e giz pastel seco. Depois selo com spray novamente. Repito o processo até a maquiagem ficar como quero. Tem muitos vídeos de maquiagem de boneca no youtube também, inclusive no meu canal tem alguns.

      Excluir
  17. Oie, adorei o blog e as dicas, e qual marca você recomendaria fora o MSC para verniz, os da MTN são bons?

    ResponderExcluir
  18. Pode passar no lugar do removedor de esmalte um removedor Buffalo aquele que passa pra tirar as colas de dolls

    ResponderExcluir
  19. Olá, que post incrível. Parabéns! Acho perfeito o trabalho de custom. Estou sem grana para mudar a minha doll do jeito que gostaria, por isso queria tentar eu mesma fazer algumas mudanças. Mas eu estou com muita dificuldade de achar o verniz. Você cita a marca Tamiya Color para verniz brilhante, e o Verniz Fosco Tamiya Matt Ts-80 Flat Clear Spray também serve, já que é da mesma marca?
    Minha doll é uma blythe tbl .
    Obrigada, tudo de bom pra ti, feliz 2020!

    ResponderExcluir
  20. Julia, pode ser usado outro tipo de verniz ou só esses mesmo?
    Adorei o seu site, bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais visitadas